terça-feira, 6 de outubro de 2015

Ainda do workshop de comida vegetariana

Falei aqui na semana passada sobre o workshop que fiz de comida vegetariana. Pela foto acho que se percebe o bom aspecto que os pratos tinham, mas não faz justiça ao bom que estava!
A ementa consistia então em (na imagem, de baixo para cima): uma entrada (folhado de beterraba), dois pratos (arroz de seitan, alternativo ao pato, e rolo de tofu com broa, alternativo ao bacalhau), e duas sobremesas (crumble de maçã, e pudim com chia e romã).

O que mais me surpreendeu foi aquilo que achei que não ia gostar: o folhado de beterraba e o crumble de maçã. Eu adoro beterraba, mas crua, só mesmo descascar e comer. Não costumo gostar das versões temperadas nem cozinhadas, e provei o folhado um bocado a medo. Estava óptimo! Mesmo, que maravilha! E tive a mesma surpresa com o crumble (costumo dizer que fruta cozinhada para mim não dá), adorei! E voou num instante - deixei para o fim porque, lá está, achei que não ia gostar e só iria provar um bocadinho, e quando lá fui já quase nem havia nada! Acabei por comer uma garfada apenas, para deixar para quem ainda não provado.
Dos pratos, o tofu estava maravilhoso. Super bem temperado, mesmo muito saboroso (e já fiz uma receita semelhante em casa). O seitan foi o que apreciei menos, achei que lhe faltava "poder", um sabor mais forte. Comentei com quem nos deu o workshop e ela explicou que há um passo intermédio que pode ser dado na confecção do prato (refogar o seitan antes de o juntar ao arroz) e que lhe dá logo mais sabor - mas levaria mais tempo e em formato workshop fica mais difícil.

Para quem estiver interessado, o workshop foi dado pela Papas Real, e estão previstas novas edições tanto para a zona de Lisboa como para o Porto (datas e locais destes e doutros workshops Papas Real aqui).


Sem comentários:

Enviar um comentário